728x90

Inscreva-se seu email gratuito!

Quer ser notificado sempre que produzir o conteúdo mais recente? Então inscreva-se agora para começar a receber as atualizações

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

10 dicas para elaborar um bom Currículo

AS : 08:06
Em :

1. Seja direto e objetivo

Quando você envia um currículo, precisa ter a noção de que o recrutador não está vendo o seu, mais dois ou três, ele está com centenas nas mãos. O currículo precisa ser muito sucinto, direto ao ponto e que traga informações em, no máximo, duas páginas. Lembre-se que ele é um resumo profissional da sua vida e que o recrutador dispõe de pouco tempo para avaliá-lo.

2. Organize-se!

Essa é uma das primeiras coisas que os recrutadores observam. Muitos adoram pegar um currículo e facilmente ter acesso às informações. Se você não quer colocar o endereço onde mora, coloque pelo menos o bairro, pois algumas vagas consideram a distância como um fator primordial. Não se esqueça de seus dados pessoais devem aparecer no início do documento. Disponibilize um fácil contato, pois um recrutador não dispõe de tempo para ficar ligando e ligando até você resolver atender.

3. Personalize esse currículo. Os candidatos mais espertos e que mais conseguem ser chamados para entrevistas moldam seus currículos. A tática é personalizar de acordo a vaga pretendida.

4. Não seja paraquedista

Existem pessoas que não especificam a vaga no campo 'objetivo' do currículo. Já outras vão além: colocam um monte de cargos nesse campo e não focam ou priorizam uma vaga em questão. Não atire para todos os lados. "Recebemos muitos currículos com o campo objetivo escrito assim: "assistente executiva/enfermeira". O mercado de trabalho sofre muito com esses paraquedistas, esses candidatos que atiram para todos os lados e não têm critério para mandar", afirma o recrutador. Então já sabe: personalize seu currículo e mire na direção da vaga desejada.

5. Foto no currículo

Existem algumas mulheres, principalmente as que se acham mais bonitas, que colocam fotos em posições mais insinuantes. "Está querendo fazer a publicidade errada".

6. Formação acadêmica

Tem gente que lista no currículo todos os cursos, as palestras e os seminários a que foi a vida inteira. "Essas pessoas colocam uma página com informações que, na maioria das vezes, não são úteis para que um recrutador decida chamá-la ou não", afirma o consultor. Claro, uma MBA, uma experiência internacional ou especialização, por exemplo, devem ser colocados num currículo.

Há também quem coloque cursos de duas ou três horas no currículo. "São formações que nós, recrutadores, geralmente não observamos", avalia. Outra coisa: não precisa colocar a escola onde fez o segundo grau. Identifique apenas qual o seu grau de escolaridade: segundo grau completo, superior e assim por diante.

7. Experiência profissional

Você não precisa colocar todos os empregos pelos quais passou. "Existem pessoas que colocam 10 experiências profissionais. O interessante é que coloquem as duas ou três últimas".

8. Idiomas e informática

Você só deve colocar quando realmente tem alguma coisa para oferecer com esse idioma. Se for colocar inglês básico e na hora o recrutador avaliar e você falhar, é melhor não colocar. "Uma situação recorrente é quando colocamos vagas onde pedimos o inglês fluente obrigatório, recebemos currículos com esse campo preenchido e, quando vamos fazer entrevista em inglês com os candidatos, eles não dominam o idioma", observa o recrutador. Mas se você estiver estudando o idioma, deixe isso claro no currículo para o recrutador. O mesmo vale para os cursos de informática.

9. Sites das empresas

A melhor maneira de você ser chamada para uma entrevista, além de ter o currículo personalizado para a vaga, é entrar nos sites das empresas que você tem interesse e clicar no link "trabalhe conosco". Se, mais à frente, aparecer uma vaga com seu perfil, essa empresa certamente vai chamar você.

10. Pretensão salarial

Esse campo preenchido ajuda muito os recrutadores a identificar qual vaga que melhor se encaixa no seu perfil. 




Fonte;  Revista Vencer